terça-feira, 25 de agosto de 2009

Carta para Sophie Calle


Escritora e fotográfa francesa, Sophie Calle, vivia feliz com seu namorado, Grégoire Bouillier, até que recebeu uma carta terminando o relacionamento, de um modo muito indireto...A partir desta carta, Sophie pediu ajuda para 107 mulheres de diversas profissões interpretarem a tal carta.
A reação dessas mulheres foi fotografada, filmada e transformada em uma exposição denominada Cuide de Você ou Prenez soin de Vous (frase que finaliza a carta).
O mais interessante é que, do início ao fim da carta há uma mistura de emoções, fazendo crer que o autor não quer terminar o relacionamente, que a ama muito, no entanto, o término é preciso e todo aquele blábláblá que só o sexo masculino sabe fazer...

Para quem ainda não leu a famosa carta:

"Há muito tempo venho tentando lhe responder seu último email. Ao mesmo tempo me parecia melhor conversar com você e dizer o que tenho a dizer em viva voz.

Mas pelo menos será escrito.

Como você pode ver, não tenho estado bem ultimamente. É como se não me reconhecesse na minha própria existência. Uma espécie de angústia terrível, contra qual não posso fazer grande coisa, senão seguir adiante e tentar superá-la, como sempre fiz. Quando nos conhecemos, você impôs uma condição: não ser a "quarta".

Eu mantive o meu compromisso; há meses deixei de ver as "outras", não achando obviamente um jeito de vê-las, sem fazer de você uma delas.

Achei que isso bastasse; achei que amar você e o seu amor seriam suficientes para que a angústia que me faz sempre querer buscar outros horizontes e me impede de ser tranquilo e , sem dúvida, de ser simplismente feliz e generoso, se aquietasse com o seu contato e na certeza de que o amor que você tem por mim foi o mais benéfico para mim, o mais benéfico que jamis tive, você sabe disso. Achei que a escrita seria um remédio, que meu desassossego se dissolveria nela para encontrar você. Mas não. Estou, esta semana, comecei a procurar as outras. E sei bem o que isso significa para mim e em que tipo de ciclo estou entrando.

Jamais menti para você e não é agora que eu vou começar.

Houve outra regra que você impôs no início de nossa história: no dia em que deixássemos de ser amantes seria inconcebível para você me ver novamente. Você sabe que essa imposição me parece desastrosa, injusta ( já que você ainda vê B..,R...) e compreensível obviamente; com isso jamais poderia me tornar seu amigo.

Mas hoje, você pode avaliar a importância de minha decisão, uma vez que estou disposto a me curvar diante da sua vontade, pois deixar de ver você e de falar com você, de aprender 0 seu olhar sobre as coisas e os seres e a douçura com a qual você me trata são coisas das quais sentirei uma saudade infinita.

Aconteça o que acontecer, saiba que nunca deixarei de amar você da maneira que sempre amei desde que nos conhecemos, e esse amor se estenderá em mim e, tenho certeza, jamais morrerá.

Mas hoje seria a pior das farsas manter uma situação que você sabe tão bem quanto eu ter ser tornado irremediável, mesmo com todo o amor que sentimos um pelo outro. E é justamente esse amor que me obriga a ser honesto com você mais uma vez, como última prova do que houve entre nós e que permanecerá único.

Gostaria que as coisas tivessem tomado um rumo diferente.

Cuide de você.

X".

Quem nunca recebeu algo parecido??? Estou me recuperando de uma dessas..Demorei um pouco mais de um ano para acreditar que era o fim, entre idas e vindas, amores jurados etc, a pessoa de que trato iniciou uma conversa dizendo que a situação não poderia ficar como está, sentia minha falta, contudo, ele não nasceu para manter uma relação duradoura, não se sente confortável, mas tinha voltado para a ex, tentado por causa da filha..enfim, muitas baboseiras e desculpas, para dizer uma úncia frase: Vamos dar um basta!!

A verdade é, quando duas pessoas se amam na mesma intensidade, não há hipótese de separação....

Sem ressentimentos do amigo citado no texto, apenas precisava desabafar...

Exposição "Cuide de você" no Sesc Pompéia/SP até dia 7 de setembro...

3 comentários:

  1. Vi uma reportagem hoje pela manha no bom dia brasil, achei muito interessante, e algum tempo atrás escrevi um texto que relata mais ou menos isso. Eu nem tinha o conteúdo da carta, mas agora lendo tudo isso me fez lembrar de uma frase que eu acho que é da Maitê Proença: "a gente se ama, mas não se cabe"...

    "Há braços"

    Cryslley Alsan

    ResponderExcluir
  2. Quando se ama de verdade não existe tempo, apenas coração ele sabe, ele sente...

    ResponderExcluir
  3. O AMOR é uma via de muitas mãos e agente tem q procurar a melhor via a seguir e vive-la intensamente ,sempre pensando no q é realmente melhor p si. AMAR a si mesmo já é bastante compicado mas se nos AMAMOS podemos sim amar uma outra pessoa e sem medo.
    AMAR é um sentimento q nos dar muitas FELICIDADES!!
    Viver amando é estar vivo.

    ResponderExcluir