terça-feira, 25 de agosto de 2009

Reflexação noturna

Um homem vai passando por uma aldeia, em pleno temporal, e vê uma coisa se incendiando.
Ao se aproximar, nota um outro homem - com fogo até nas sobrancelhas - sentado na sala em chamas.
- Ei, sua casa está pegando fogo! - diz o peregrino.
- Eu sei disso - respondeu o homem.
- Então por que você não sai?
- Porque está chovendo - diz o homem. - Minha mãe me disse que a chuva pode nos trazer pneumonia.
Zao Chi comenta sobre fábula:"Sábio é o homem que consegue mudar de situação quando se vê forçado a isto!"
Fonte: Maktub - Paulo coelho
Vamos mudar o amanhã??

Carta para Sophie Calle


Escritora e fotográfa francesa, Sophie Calle, vivia feliz com seu namorado, Grégoire Bouillier, até que recebeu uma carta terminando o relacionamento, de um modo muito indireto...A partir desta carta, Sophie pediu ajuda para 107 mulheres de diversas profissões interpretarem a tal carta.
A reação dessas mulheres foi fotografada, filmada e transformada em uma exposição denominada Cuide de Você ou Prenez soin de Vous (frase que finaliza a carta).
O mais interessante é que, do início ao fim da carta há uma mistura de emoções, fazendo crer que o autor não quer terminar o relacionamente, que a ama muito, no entanto, o término é preciso e todo aquele blábláblá que só o sexo masculino sabe fazer...

Para quem ainda não leu a famosa carta:

"Há muito tempo venho tentando lhe responder seu último email. Ao mesmo tempo me parecia melhor conversar com você e dizer o que tenho a dizer em viva voz.

Mas pelo menos será escrito.

Como você pode ver, não tenho estado bem ultimamente. É como se não me reconhecesse na minha própria existência. Uma espécie de angústia terrível, contra qual não posso fazer grande coisa, senão seguir adiante e tentar superá-la, como sempre fiz. Quando nos conhecemos, você impôs uma condição: não ser a "quarta".

Eu mantive o meu compromisso; há meses deixei de ver as "outras", não achando obviamente um jeito de vê-las, sem fazer de você uma delas.

Achei que isso bastasse; achei que amar você e o seu amor seriam suficientes para que a angústia que me faz sempre querer buscar outros horizontes e me impede de ser tranquilo e , sem dúvida, de ser simplismente feliz e generoso, se aquietasse com o seu contato e na certeza de que o amor que você tem por mim foi o mais benéfico para mim, o mais benéfico que jamis tive, você sabe disso. Achei que a escrita seria um remédio, que meu desassossego se dissolveria nela para encontrar você. Mas não. Estou, esta semana, comecei a procurar as outras. E sei bem o que isso significa para mim e em que tipo de ciclo estou entrando.

Jamais menti para você e não é agora que eu vou começar.

Houve outra regra que você impôs no início de nossa história: no dia em que deixássemos de ser amantes seria inconcebível para você me ver novamente. Você sabe que essa imposição me parece desastrosa, injusta ( já que você ainda vê B..,R...) e compreensível obviamente; com isso jamais poderia me tornar seu amigo.

Mas hoje, você pode avaliar a importância de minha decisão, uma vez que estou disposto a me curvar diante da sua vontade, pois deixar de ver você e de falar com você, de aprender 0 seu olhar sobre as coisas e os seres e a douçura com a qual você me trata são coisas das quais sentirei uma saudade infinita.

Aconteça o que acontecer, saiba que nunca deixarei de amar você da maneira que sempre amei desde que nos conhecemos, e esse amor se estenderá em mim e, tenho certeza, jamais morrerá.

Mas hoje seria a pior das farsas manter uma situação que você sabe tão bem quanto eu ter ser tornado irremediável, mesmo com todo o amor que sentimos um pelo outro. E é justamente esse amor que me obriga a ser honesto com você mais uma vez, como última prova do que houve entre nós e que permanecerá único.

Gostaria que as coisas tivessem tomado um rumo diferente.

Cuide de você.

X".

Quem nunca recebeu algo parecido??? Estou me recuperando de uma dessas..Demorei um pouco mais de um ano para acreditar que era o fim, entre idas e vindas, amores jurados etc, a pessoa de que trato iniciou uma conversa dizendo que a situação não poderia ficar como está, sentia minha falta, contudo, ele não nasceu para manter uma relação duradoura, não se sente confortável, mas tinha voltado para a ex, tentado por causa da filha..enfim, muitas baboseiras e desculpas, para dizer uma úncia frase: Vamos dar um basta!!

A verdade é, quando duas pessoas se amam na mesma intensidade, não há hipótese de separação....

Sem ressentimentos do amigo citado no texto, apenas precisava desabafar...

Exposição "Cuide de você" no Sesc Pompéia/SP até dia 7 de setembro...

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Início...

Mais uma vez estou tentando manter uma espécie de diário; quem me conhece sabe que desde os 10 anos eu tento escrever todas as minhas emoções em algum lugar, que sempre acaba perdendo-se...Acho que isso acontece por que não sou disciplina, escrevo um dia e no outro, eu desisto, talvez por medo de me expressar, ou porque quando releio o que escrevi me sinto tola; mas hoje eu sinto que vai ser diferente, vou conseguir manter um lugar para escrever sem apagá-lo; não prometo que escreverei todos os dias, nem todas as semanas, para falar a verdade, pode ser que escreve somente uma vez por ano..rsrs, pero, o que importa é que eu escreva e não apague.....
Mudando de assunto, acabei de assistir um filme que me tocou muito...sabe aqueles filmes idiotas para adolescentes americanos?? (vou confessar: Eu amooooooo esses filmes!!!); então, o nome é: Quatro amigas e um jeans viajante - para quem preferir: The sisterhood of the traveling pants.
No começo é bem bobinho, quatro amigas que se conhecem desde sempre estão comprando roupa e encontram um jeans que "misteriosamente" fica perfeito em todas - considerando que as quatros têm corpos totalmente opostos. Diante de tal mistério, as amigas decidem comprar a calça e alternar o uso durante as férias de verão, uma semana com cada uma. Essas férias de verão será a primeira em que as amigas vão passar longe uma das outras (uma vai para a Grécia, outra para a Carolina do Norte, outra para o México e uma vai permanecer na cidade em que vivem todas). Daí, começa o filme...as amigas tentam superar seus "problemas" acreditando que o jeans é mágico e vai resolver tudo...Não vou contar mais, para não estragar a espectativa de algum possível leitor que se interesse pelo filme; mas garanto que a messagem que o filme quer passar é muito boa, principalmente pelo forte laço de amizade que as protagonistas conseguem manter mesmo distantes uma das outras e, não querendo estragar, mas já estragando, a menina que desmaia no mercado....na verdade acho que essa personagem que faz do filme especial...
Para que já assistiu espero que tenha gostado do filme, e quem não assistiu recomendo que o assista...
Ah...me desculpem se estou desatualizada, pois só assisti ao filme depois de quatro anos de seu lançamento e quando já tem a continuição da história...atrasadérrima...